quarta-feira, 24 de abril de 2013

Trienando Redação - O que é o COBIT?

O COBIT - Control Objectives For Information and Related Technologies - é um modelo criado inicialmente para auditoria na área da tecnologia da informação, mas hoje é focado no negócio da instituição e seu intuito é prover a governança de TI.

Ele não se apresenta como uma metodologia, mas como um conjunto de estruturas de controle com as seguintes caracteristicas: é orientado a processos, baseado em objetivos de controle, utiliza métricas e medições baseadas em um modelo de maturidade para avaliar as saídas de seus 34 processos.

A Governança de TI traz com ela uma série de desafios elencados pelo COBIT como sendo de fundamental importância para o sucesso da empresa. Dentre eles, são citados o alinhamento do setor de informática em relação ao negócio, a comprovação do retorno de investimento feito em máquinas, sistemas, o controle dos gastos que envolvem a TI, a gestão dos riscos envolvidos, a adequação a leis e regulamentos, a dificuldade em manter um parque tecnológico heterogêneo e outros desafios.

Para solucionar esses desafios, a proposta é a utilização dos 210 objetivos de controle distribuído por seus processos e que percentem a quatro domínios diferentes: Planejamento e Organização, Aquisição e Implementação, Entrega e Suporte e Monitoramento e Avaliação.

Seus dominios possuem processos que tratam de questões relacionadas ao gerenciamento de projetos, área do PMBOK, garantia de qualidade e continuidade de serviços, assunto tratado pela ITIL, processo de desenvolvimento de sistemas, matéria do CMMI-DEV e até mesmo questões de segurança da informação que são pertinentes a norma ISO 27001.

Ao contrário dos outros modelos citados, o COBIT é menos específico e mais integrador. É um modelo mais resumido e de mais alto nível, voltado ao controle e a oferta de informação à gerência da empresa.

Portanto, podemos resumir o COBIT como um modelo integrador e de alto nível que possui o intuito de prover governança de TI através de uma palavra: controle.