sexta-feira, 26 de abril de 2013

Treinando Redação - O Que é o PMBOK?

O PMBOK (Project Management Book Of Knowledge), é um guia ou modelo, mantido pelo PMI (Project Management Institute), que goza de reconhecido internacional e pretende catalogar em suas páginas as melhores práticas em gerenciamento de projeto. Sua área de atuação não se restringe à Tecnologia da Informaçao, mas a projetos de diversas áreas.

Os conhecimentos descritos no livro não são considerados prescrições, já que o modelo não se apresenta como uma metodologia. Seu contéudo apresenta práticas amplamente aceitas no mercado mundial e que devem ser aplicadas conforme as características particulares de cada projeto. Não de maneira uniforme.

Outra característica interessante é: seu conteúdo fornece e promove um vocabulário comum para se discutir, escrever e aplicar o gerenciamento de projetos possibilitando o intercâmbio eficiente de informações entre os profissionais de gerência de projetos, os ténicos e os clientes.

Em sua quarta versão, o guia recomenda a utilização dos seus quarenta e dois processos, ferramentas e técnicas de forma seletiva para garantir o sucesso das atividades do gerente de projetos e sua equipe. Esses processos são agrupados de duas formas dinstintas.

O primeiro agrupamento, chamado Grupos de Processos, é dividido em cinco: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento. Esses representam fases que podem ser aplicadas iterativamente e por mais de uma vez, a cada atividade ou etapa do ciclo de vida de um projeto, portanto, não se confudem com esse ciclo em sí.

O segundo conjunto é referenciado como Áreas de Conhecimento e separa os processos de acordo com suas áreas de aplicação. Esse é dividido em nove grupos: escopo, orçamento, cronograma, risco, recursos humanos, qualidade, comunicação, integração e aquisição.

É através desses agrupamento matricial de processos, com atividades e ferramentas que o PMBOK pretende ajudar as organizações a realizarem um esforço temporário, de forma gerenciada, para que possam atingir um objetivo, alcançar um resultado ou produzir um produto único.