terça-feira, 23 de abril de 2013

Treinando Redação - O que é o Guia Babok?

O BABOK  (Business Analysis Book of Knowledge) é um guia mantido pela IIBA (International Institute of Business Analysis) que agrupa e descreve as melhores práticas identificadas no mercado no que diz respeito à Análise de Negócios.

O guia, não é uma matodologia e por isso, não possui intenção de descrever procedimentos de forma precisa, mas estabelecer diretrizes gerais sobre o que é, e como exercer as atividades da profissão de Analista de Negócios. As orientações descritas em suas páginas não esgotam completamente o assunto. Por isso, não são e nem podem ser mandatórias, são apenas orientações, sugestões.

Cabe a cada organização avaliar os assuntos dispostos no livro e decidir quais deles devem ser implantados dentro da instituição para organizar o trabalho de identificação das necessidades do negócio.

Apesar do foco na Análise de Negócio, ele não se isola no tratamento apenas desse assunto, mas explicita as ligações entre esta disciplina e outras áreas da Técnologia da Informação. O BABOK mostra como suas orientações se integram com o gerenciamento de projeto, testes, usuabilidade e arquitetura da informação e etc.

O trabalho proposto é organizado pelo guia em seis áreas de conhecimento e em competências fundamentais. Cada área possui suas tarefas e atividades diversas que descrevem o que deve ser realizado durante a Análise de Negócios. Essas interagem entre sí e são descritas em termos de entradas (documentos, planos, desenhos), ferramentas e técnicas (que se aplicam as entradas), elementos e saídas (documentos e produtos).

Por fim, o Guia BABOK, pretende ser para a disciplina de Análise de Negócio, o que o PMBOK é para a Gerencia de Projetos, a referência principal no assunto.