quinta-feira, 25 de abril de 2013

Treinando Redação - O Que é ITIL?

A ITIL (Information Technology Infrastructure Library), como o nome diz, é uma biblioteca que contém conhecimentos em infraestrutura relacionada à Tecnologia da Informação. Apresenta-se na forma de um guia ou modelo e não como uma metodologia.

Apesar de descrever alguams práticas com certo grau de detalhes, as coloca apenas como sugestão. A ênfase está naquilo que seus vinte e seis processos devem fazer e não em descrevê-los detalhadamente. Cabe a cada organização decidir quais processos melhor se adequam à sua realidade.

Aquilo que diferencia este modelo dos demais é o seu foco de atuação no que tange a Governança de TI. A ITIL se dedica ao gerenciamento e provimento de serviços. Estes, nada mais são do que um meio para entregar valor aos clientes de forma a suportar o negocio da empresa sem que ela tenha que arcar diretamente com determinados custos ou riscos específicamente inerentes à infraestrutura dos serviços em sí.

A biblioteca define valor como sendo aquilo que possui utilidade e aspectos de garantia para o contratante. Esses últimos, são especificados nos acordos de nível de serviço. Já a utilidade, é tudo aquilo que permite ao cliente executar suas atividades negociais, ou pelo menos, remove barreiras que impedem ou dificultam essa execução.

Para realizar estes provimentos e gerenciamentos entregando valor, a ITIL, a partir de sua terceira versão, estrutura-se em cinco diferentes livros e cada um deles representa um estágio do ciclo de vida dos serviços. São eles: a estratégia do serviço, o desenho do serviço, a transição do serviço, a operação do serviço e a melhoria contínua do serviço.

Portanto, ITIL é uma biblioteca de melhores práticas em gerenciamento da infraestrutura de TI voltada para serviços que suportam e entregam valor ao negócio de uma instituição. Essa entrega de valor é realizada por processos que gerenciam os serviços através das cinco etapas do ciclo de vida esses possuem.