quinta-feira, 7 de junho de 2012

RUP para Concursos - Parte 7 - Fase de Transição e Discipina de Implantação

Fase de Transição
Durante essa fase a ênfase é na disciplina de Implantação. Que é a disciplina que cuidaa da disponibilização do software para o usuário final. As outras disciplinas de engenharia possuem muito pouca ou nenhuma atividade.



Outra disciplina importante é a Gestão de Configuração e Mudança. Ela dá o suporte para se estabelecer as versões que são implantadas para os usuários finais e os itens de configuração de cada realease.

Mais de 70% do esforço é direcionado para a disciplina de Implantação. Quase tudo já deve ter sido feito nas disciplinas anteriores. O que sobra para a Transição deve ser apenas ajustes finos em função dos testes Beta (no ambiente do usuário).

O foco dessa fase é disponibilizar o software ao usuário final. Podem acontecer várias iterações e em cada uma delas o release é testado e os ajustes são feitos de acordo com o feedback dos testes.

O feedback do usuário deve ser em relação a ajustes finos, normalmente com relação a usabilidade e visual. Os problemas mais graves devem ter sido tratados nas fases anteriores. Não faz sentido mexer na arquitetura ou tratar questões de segurança neste momento.

Essa fase pode ser muito rápida, ou muito demorada e complexa, dependendo do tipo de produto e ajustes que devem ser feitos.

Teste Beta para validar o novo sistema. Os testes Beta são realizados para obter a aceitação do usuário, no ambiente real de produção e sem acompanhamento direto do desenvolvedor.

Treinamento de usuários e equipe de manutenção. Os usuários devem aprender a utilizar o sistema.

Atividades de ajuste: correção de erros, melhorias de desempenho e usabilidades.

Consentimento dos envolvidos dizendo que o software atende ao que se necessitava no início.

Principais Artefatos

Notas de Release (release notes) - textos informando o que mudou de uma versão para a outra, quais erros foram corrigidos e quais são as novas funcionalidades.

Artefatos de Instalação - tudo o que é necessário para instalação do softwares: scripts, arquivos de configuração e etc.

Material de Treinamento - Guias do usuário, manuais do sistema e etc.

Disciplina de Implantação

Objetivos
Coordenar e gerenciar os testes beta, que são testes de aceitação. A abordagem dos testes foi definida pela disciplina de Teste durante a construção, mas o gerenciamento dos testes é feito na Implantação.

Desenvolver os artefatos de instalação e materiais de treinamento.

Liberar para fabricação (liberação e instalação no ambiente alvo)

O RUP define 3 tipos de instalação do produto

- Instalação personalizada - necessita de configuração do ambiente para o usuário. É a mais complexa.

- Produto em uma forma compacta - disponibilizado em uma mídia para o usuário instalar

- Acesso ao software por meio da Internet - link para download do produto

Papéis, Atividades e Artefatos
Gerente de Implantação - é quem desenvolve o plano de implantação, tudo que precisa ser feito para a implantação, inclusive as notas de release.

Desenvolvedor do Curso - é quem prepara os materiais e guias de treinamento.

Implementador - é quem implementa os artefatos de instalação: instalador, arquivos de configuração, scripts de instalação e etc.

Artefatos: Builds do produto, notas de release, aretafos de instaslação e material de treinamento.

Relação com Outras Disciplinas

Requisitos - é a fonte principaal para elaboração de material de suporte e treinamento.

Teste -  testes são fundamenteias para a implantação do sistema e aceite do usuário.

Ambiente, Gerenciamento de Projeto e Gerenciamento de Configuração e Mudanças funcionam da mesma forma que nas outras disciplinas.

Marco da Implantação: Release do Produto
Implantação da versão 1.0 e depois decide-se se os objetivos foram todos alcançados e se deve existir outro ciclo de desenvolvimento para geração de uma nova versão, uma versão 2.0 por exemplo.

Critérios de Avaliacão
As despesas reais com recursos são aceitáveis quando se compara com o que foi planejado?
O usuário está satisfeito? O sistema atende às necessidades do usuário?