segunda-feira, 14 de maio de 2012

COBIT 4.1 para Concursos - Parte 4 - Modelo de Maturidade, Objetivos e Indicadores


Modelo de Maturidade do COBIT
O Modelo de maturidade mede o desempenho ou maturidade de CADA PROCESSO DE TI. Para avaliar o desempenho ou nível de determinado processo é preciso ter um modelo de medição.

O modelo de maturidade permite identificar o estágio atual da empresa com relação ao que o modelo propõe. Permite identificar o estágio atual médio do mercado e assim comparar com a organização. Dessa forma é possível criar uma meta de aprimoramento da empresa para determinar até onde a instituição quer chegar.

No CMMI, a maturidade é da empresa e não do processo. Aqui no COBIT, a maturidade é medida para cada processo.

A principal utilidade de um modelo de maturidade é realizar comparações

O Modelo de Maturidade Genérico do COBIT vai dar as diretrizes para os modelos de maturidade de cada um dos 34 processos.


Os níveis são parecidos com o CMMI, mas existem diferenças.

Um processo está nos seguintes níveis quando:

Nível 0 - Inexistente - quando o processo nem é reconhecido, a empresa não reconhece a necessidade de tratar a questão.

Nível 1 - Inicial - quando o processo é reconhecido e as soluções são aplicadas caso a caso de maneira Ad hoc. É executado de forma desorganizada.

Nível 2 - Repetível (porém Intuitivo) - Quando tem uma gestão básica e segue um caminho padrão, um conjunto de regras básicas. Procedimentos similares são seguidos por pessoas que executam a mesma tarefa. Não existe formalização na empresa. A coisa é intuitiva e depende do conhecimento dos indivíduos. (semelhante ao nível 2 do CMMI)

Nível 3 - Definido - quando possui documentação e o conhecimento sobre o processo é compartilhado por toda a empresa. Passa a existir padronização dos processos. Possíveis desvios são difíceis de detectar por que não existe medição. (semelhante ao nível 3 do CMMI) 

Nível 4 - Gerenciado e Mensurável - quando possui monitoramento e medição do processo. Assim passa a existir correção quando necessário. Existe automação e utilização de ferramentas de forma fragmentada. 

Nível 5 - Otimizado - quando são alcançadas as melhores práticas de acordo com os resultados mensuráveis daquele processo. As ferramentas automatizadas são utilizadas de maneira mais efetiva e completa para aprimorar a qualidade e efetividade do processo.

O modelo de maturidade do COBIT admite níveis quebrados. O enfoque desses modelo não é medir os níveis de forma precisa ou certificar que a empresa alcançou determinado nível, não é isso. A intenção é traçar um perfil da empresa para que se possa melhorar seus processos. Não existe certificação COBIT para nível de maturidade.

Um processo pode estar em vários níveis de maturidade ao mesmo tempo. Cada questão do processo estará em um nível de maturidade diferente. 

Objetivos e Indicadores
Eles ajudam a medir o desempenho dos seus processos. Assim é possível realizar comparacões com outras empresas, com as melhores práticas do mercado e com o objetivos da sua instituição. Assim é possível identificar falhas e desvios. Só é possível controlar os processos com uma medição clara e objetiva.

A medição ajuda a responder as seguintes questões: estamos atingindo nossas metas? Estamos seguindo no caminho certo? Como medimos os resultados? Como controlamos os processos? Como determinamos se estamos fazendo as coisas certas?

Existem 4 níveis de objetivos para os 34 processos do COBIT. Cada processo mapea os objetivos que devem ser alcançados e estes são dividos em 4 níveis. A definição dos objetivos acontece de cima para baixo, do negócio para a atividade. O negócio representa o nível de objetivo mais alto e as atividades representam o nível mais baixo.

Objetivos de Negócio: definem os objetivos da organização, é a parte estratégica.
Objetivos de TI: são derivados dos objetivos do negócio e definem o que o negócio espera da TI.
Objetivos de Processo: definem o que os processos de TI precisam fazer e entregar para atender os objetivos de TI
Objetivos das Atividades: Definem o que precisa ser feito dentro de cada processo.

Além de definir os objetivos, que são os resultados esperados, é preciso verificar se os resultados foram ou serão alcançados. O COBIT possui 2 tipos de indicadores estratégicos.

Medidas de Resultado - Indica se um processo alcançou seu resultado esperado, que são os objetivos. Esse indicador responde se os objetivos FORAM atingidos. São indicadores históricos. Conhecidos como lag indicators (indicadores históricos).

Indicadores de Performance - Indicado para medir o progresso em relação ao objetivo que se quer alcançar. Indica se os objetivos SERÃO atingidos no futuro. Conhecidos como lead indicators (indicadores futuros)

Como ligar os objetivos ao indicadores?

Para cada objetivo identificado é preciso estabelecer uma Medida de Resultado para determinar se o objetivo foi alcançado. Com medidas tiradas em momentos diferentes, é possível avaliar ser o processo melhorou ou não em relação aos momentos anteriores. Para as Medidas de Resultado, utiliza-se as medidas do próprio nível do objetivo para saber se o objetivo foi alcançado.

As Medidas de Resultado de um objetivo do nível imediatamente mais baixo servem como Indicadores de Performance para objetivos de nível imediatamente mais alto. Exemplo: As medidas tiradas no nível Objetivos de TI, para apuração dos Indicadores de Performance, são consideradas no nível imediatamente mais alto, que é Objetivos de Negócio. Se essas medidas estão melhorando com o tempo, significa que, provavelmente, os objetivos do negócio serão alcançados. Se essa medida piora com o passar do tempo, é provável que os objetivos não sejam alcançados no futuro. 

Medidas de Resultado:
Olham o passado com medições após os resultados (lag indicators)
Foco financeiro e nos clientes
Ajudam a responder se os objetivos FORAM atingidos.
Medidas de Resultado de nível mais baixo se tornam indicadores de performance de nível mais alto.

Indicadores de Performance
Olham para o futuro. As medições são feietas antes dos resultados. (lead indicators)
Foco nos processos e aprendizado
Indicam se os objetivos definidos SERÃO atingidos.