domingo, 13 de maio de 2012

COBIT 4.1 para Concursos - Parte 2 - Estrutura

As 5 áreas de Foco da Governança de TI segundo COBIT
Os 5 pilares da Governança de TI

São os 5 tópicos que direcionam a área de TI:

Alinhamento Estratégico: garantir que o planejamento da TI esteja diretamente alinhado ao planejamento do negócio. Liga as operações da TI aos planos do negócio.

Entraga ou Agregação de Valor: entregar serviços que vão agregar algo de fato às empresas. São benefícios que vão ajudar o funcionamento da empresa e com custos otimizados.

Gestão de Risco: transparência com relação aos riscos e incorporação da gestão de riscos aos processos da organização.

Gestão de Recursos: Melhor utilização possível dos investimentos e recursos de TI. É preciso justificar os investimentos em aplicativos, informação, infraestrutura e pessoas e gerenciá-los de forma adequada.

Mensuração de Desempenho: acompanha e monitora o desempenho da TI através de BSC (Balanced Scorecard).

Estrutura do COBIT
Tudo o que acontece na organização é em função da necessidade de negócio. Para atender esses requisitos e prover as informações necessárias à gerência são criados os processos de TI com os objetivos da própria TI, que são derivados dos objetivos de negócio.

Com base nesses processos, existem 3 linhas de atuação:

A primeira linha divide os processos de TI em atividades chave. Essas atividades possuem tabelas de responsabilidades (RACI) relacionadas a cada atividade.

Na segunda linha de atuação é preciso medir a performancee e os resultados para garantir a maturidade da organização.

Na terceira linha de atuação os 210 objetivos de controle garantem que os objetivos da TI e do negócio estão sendo e serão alcançados. Define-se que resultados são esperados para cada processo. Cada objetivo de controle é implementado por práticas não obrigatórias de controle.

Abaixo a figura que mostra os componentes da estrutura do COBIT


Princípios Báscios do COBIT
Tudo nasce com os requisitos e objetivos do Negócio. Esse Negócio precisa de informações, que devem atender aos 7 critérios da informação, e essas informações são produzidas por recursos de TI (4 tipos de recursos de TI). O Negócio define o quanto vai ser investido nos recursos de TI. Esses recursos são utilizados e gerenciados pelos 34 Processos de TI do COBIT, que definem o que deve ser feito, as respnsabilidades e as metas que devem ser alcançadas. Os 210 processos possuem indicadores de desempenho e resultado, além de um modeo de maturidade. Por fim, estes Processos de TI entregam a informação para a organização e o ciclo recomeça.

Para prover a informação que a organização precisa para atingir seus objetivos de negócios, a organização precisa investir em recursos de TI e gerenciá-los usando um conjunto de processos para entregar os serviços necessários.


Os Objetivos da TI são derivados a partir da estratégia da empresa. A decisão é de cima para baixo.

Primeiro define-se a estratégia organizacional. Depois da estratégia definida, são definidos os objetivos do negócios.para a TI, só então os objetivos da TI são definidos. Para alcançar estes objetivos, a TI depende de uma arquitetura cooportativa de TI, que são os recursos necessários para as coisas funcionarem. Com essa infraestrutura funcionando, os processos vão gerar as informações que serão processadas em aplicativos e que percisam de pessoas para gerenciá-los.