domingo, 22 de abril de 2012

CMMI para Concursos - Parte 3 - Representações Contínua e por Estágios

Existem duas representações no CMMI

Contínua (Níveis de Capacidade) e por Estágios (Níveis de Maturidade)


Representação Contínua 
Oferece a maior flexibilidade possível. Permite selecionar a área de processo a ser melhorada ou a ordem em que as melhorias serão feitas. Entretanto, existem processos que dependem de outros e por isso a flexibilidade não é de 100%. Para ter o processo de Desenvolvimento de Requisitos implementado é preciso ter o processo de Gestão de Requisitos.

Uma organização pode possui necessediades específicas, por exemplo: Foco em requisitos e gerenciamento de projetos e não estar preocupada com desenvolvimento e testes, porque será tercerizado. Essa empresa pode focar nas áreas que importam para ela, deixando outras áreas de lado.

Cada processo tem o seu próprio nível de CAPACIDADE. Vai do nível de capacidade 0 até o 5. Com isso, uma organização pode, inclusive, trabalhar algumas áreas mais do que outras de acordo com a estratégia da empresa. (ver figura acima)

Essa representação é indicada quando se conhece bem os problemas da organização. Sabe-se quais são os processos que precisam ser melhorados e as dependências entre eles são bem conhecidas.

Mapear quais são as áreas de risco e de maior necessidade da sua organização não é tarefa simples. Muitas empresas não possuem essa maturidade e não sabem nem por onde começar.

O que determina os níveis de capacidade dos processos são as METAS GENÉRICAS. Para um processo alcançar o nível de capacidade 1, o processo deve satisfazer a meta genérica 1. Para alcançar o nível de capacidade 2, este deve atender a meta genérica 1 e 2. Existem 5 metas genéricas, uma para cada nível de capacidade.

Existem 6 (SEIS) níveis de CAPACIDADE, que são acumulativos. Um processo em nível mais alto exige a satisfação dos níveis mais baixo.

OS NÍVEIS DE CAPACIDADE

0 - INCOMLPETO - Processo que não é executado ou é executado parcialmente. Talvez a organização nem tenha conhecimento da necessidade do processo em questão.

1 - EXECUTADO - O processo satisfaz às metas específicas da área de processo.

2 - GERENCIADO - O processo é executado (nível 1) e planejado de acordo com cada projeto. Neste caso, o processo é planejado e executado de formas diferentes em projetos diferentes, não exsite um padrão institucionalizado.

3 - DEFINIDO - O processo é adaptado a partir do padrão da organização. O processo segue um padrão, independentemente do projeto.

4 - GERENCIADO QUANTITATIVAMENTE - Processos controlados por meio de técnicas estatísticas. Controle matemático das variações do processo. Sem um padrão institucional, não seria possível fazer medições porque os processos poderiam variar muito de um projeto para outro.

5 - EM OTIMIZAÇÃO - Melhoria contínua a partir do entendimento das variações medidas no nível 4.

Benefícios da Representação Contínua
1) Oferece a máxima flexibilidade possível na utilização do modelos para melhoria dos processos.
2) Permite comparação com outras organização, mas somente processo a processo.

Dificuldades
1) Os processos da organização precisam ser conhecidos, mas normalmente, as empresas não fazem nem ideia dos processos que precisam ser melhorados
2) Não existe flexibilidade total porque existem dependências entre as áreas.
3) Difícil comprovar o retorno sobre investimento (ROI) porque cada empresa escolhe uma abordagem diferente e é difícil comparar e medir coisas diferentes.

Na representação contínua os processo são separados em quatro categorias, conforme abaixo:

Gestão de Processos (palavra chave: organização) : processos que traram de processos

    Foco nos Processos da Organização
    Definição dos Processos da Organização + IPPD
    Treinamento na Organização
    Desempenho dos Processos da Organização
    Implantação de Inovações na Organização

Gestão de Projetos (palavra chave: projeto)
    Planejamento de Projeto
    Monitoramento e Controle do Projeto
    Gestão de Contratos com Fornecedores
    Gestão Integrada de Projeto + IPPD
    Gestão de Riscos
    Gestão Quantitativa de Projeto

Engenharia: processos mais técnicos

    Desenvolvimento de Requisitos
    Gestão de Requisistos
    Solução Técnica
    Integração de Produto
    Verificação
    Validação

Suporte (palavra chave: análise): processos que apoiam outros processos

    Gestão de Configuração
    Garantia de Qualidade do Processo e Produto
    Medição e Análise
    Análise e Tomada de Decisões
    Análise e Resolução de Causas

Representação por Estágios
Provê uma sequência bem definida (rígida) de melhoria, cada um servindo como base para o próximo. Oferece uma forma sistemática e estruturada para melhoria dos processos. Os níveis de MATURIDADE da organização vão do nível 1 ao 5.

Um determinado nível de maturidade é definido pelo CONJUNTO DE ÁREAS DE PROCESSO dentro do nível em questão. São 7 áreas de processo para se alcançar o nível 2, 11 áreas de processo para o nível 3, 2 áreas para o nível 4 e 2 áreas para o nível 5. Total de 22 áreas de processo.

A ordem de melhoria é rígida e os estágios são cumulativos e dependentes dos anteriores. Para se alcançar o nível de maturidade 3 uma empresa precisa ter implementado todos os 7 processos do nível 2 e eles precisam estar no nível de capacidade 3 e todos os 11 processos do nível 3 também.

Um processo possui um determinado nível de capacidade, uma organização possui maturidade. Mesmo na representação por estágios é necessário medir os níveis de capacidade dos processos.

Nível de Maturidade é um platô bem definido de melhoria de processos na organização. As conquistas de cada estágio representam o amadurecimento de um subconjunto de processos e dizem quais processos devem ser implementados.

OS NÍVEIS DE MATURIDADe

1 - INICIAL ou AD-HOC - Os processos são imprevisíveis e caóticos. A organização não fornece um ambiente estável para apoiar os processos, são pouco controlados e reativos. O sucesso depende do heroísmo e da competência individual. A organização se compromete além da sua capacidade e abandona qualquer processo ou metodologia em momentos de crise e são incapazes de repetir os sucessos. Se a organização não foi avaliada, ela começa neste nível.

2 - GERENCIADO - Os 7 processos deste nível são caracterizados por projeto e as ações são frequentemente reativas. São planejados e executados de acordo com uma política. Já existem políticas organizacionais, mas não padrões definidos. Recursos adequados e pessoas experientes são envolvidas para produzir saídas controladas. Inclui medição, controle e revisão dos processos. O nível é alcançado pelas metas específicas das 7 áreas de processo de nível 2 e a meta genérica 2.

PS: No nível 2 já existe medição, mas não é uma medição formal, matematicamente constituída.

3 - DEFINIDO - Os 7 processos do nível 2 e os 11 processos do nível 3 (18 no total) são caracterizados por padrões formais da organização e são descritos em padrões, procedimentos, ferramentas e métodos. No nível 2, cada projeto tinha seus procedimentos, aqui existe um padrão geral da organização e os projetos estabelecem seus processos a partir da adaptação do padrão. O nível é alcançado pelas métas específicas das 18 áreas de processo no nível 2 e 3 e metas genéricas 2 e 3.

4 - GERENCIADO QUANTITATIVAMENTE - Processos medidos e controlados por meio de técnicas estatísticas e matemáticas. Aqui são 20 processos (7 + 11 + 2). Objetivos quantitativos são estabelecidos para a qualidade dos processos. Medições são feitas através de técnicas estatísticas e quantitativas, APENAS para os processo ou subprocessos mais relevantes.

Este nível é alcançado pelas metas específicas das áres de processo de nível 2, 3 e 4 e metas genéricas 2 e 3. Só os processos mais relevantes vão atingir a meta genérica 4.

5 - EM OTIMIZAÇÃO - Melhoria contínua a partir do entendimento das variações medidas no nível 4. 22 processos. As melhorias são escolhidas e comparadas ao seu custo e impacto na organização. Se aplica também aos processos ou subprocessos mais relevantes.

Este nível é alcançado pelas metas específicas das áreas de processo de nível 2, 3, 4 e 5 e metas genéricas 2 e 3.

Benefícios da Representação por Estágios

Oferece uma sequência bem definida de melhoria de processos. Não é preciso pensar a respeito de quais processos escolher. Quando você não sabe por onde começar e quais processos escolher para a sua empresa, o mais adequado é escolher a representação por estágios, que indica a ordem de melhoria dos processos.

A representação por estágios facilita a comparação entre empresas diferentes, porque todas precisam ter obrigatóriamente os mesmos processos implementados em determiando nível. Além disso a empresa recebe uma certificação que alcançou o nível de maturidade X.

Problemas da Representação por Estágios
Rigidez na escolha das áres de processos a serem melhoradas e o custo da representação por estágios poderá ser maior que o custo da representação contínua. A empresa será obrigada a implementar algumas áreas de processo que talvez não tenha interesse.

As áreas de processo ficam distribuídas por categorias e por níveis de maturidade e é preciso saber o local de cada uma delas na tabela abaixo.


O que está abaixo são dicas de memorização para mim, que talvez não façam sentido para você. Não está escrito em lugar nenhum, é coisa da minha cabeça.

Gestão de Processos: foca na organização, são coisas de mais alto nível, por isso, não possui nada no início, a palavra-chave é organização.

Gestão de Projetos: foca nos projetos, o último nível (5) está além dos projetos, a palavra-chave é projeto.

Engenharia: é mão na massa, então, são os níveis mais baixos. Muito técnica. Lembrar de engenharia de software para verificação e validação. É a única categoria só de dois níveis. Palavra-chave é requisitos

Suporte: deveria estar em todos os níveis, mas não tem no nível 4, que é onde a gestão de projetos termina. Palavra-chave: análise

Processos com IPPD são processos de Integração, logo, de nível 3. No nível 2, gerenciado, ainda não existe institucionalização formal, existem apenas políticas institucionalizadas, não se pode falar integração.