segunda-feira, 19 de março de 2012

Resumo de Tipologia Textual para Concursos

Este é um resumo meu sobre Tipologia Textual para concursos. Conforme eu estudo, venho aqui e acrescento mais coisas. Fique a vontade para consultar, mas não me culpe se algo estiver errado ou faltando. Se quiser, deixem comentários

Temos categorias de 5 tipologias textuais e modos de organização discursiva.

DESCRITIVO: 

1) Relata ou descreve em detalhes: A característica detalhista é importante neste tipo de texto.  
2) Momento único: observação de uma foto, paisagem, cena, momento e etc. Não existe sucessão de fatos, troca de cenas e etc.
3) Sequência enumeratriva: enumeração de fatos, pessoas, coisas, objetos, circunstâncias e etc. Arroz, feijão, macarrão e etc.
4) Verbos: presente do indicativo e pretérito imperfeito do indicativo (estudava, cantava, passeava, fazia, bebia, comia, escrevia, tinha, vinha, punha).

NARRATIVO: 

1) Conta uma história (real) ou estória (fictícia).
2) Presença de personagens, espaço e tempo é muito importante.
3) Sucessão de fatos: enredo, expressões de passagem de tempo (assim que ele fez isso, logo que chegou em casa). O texto se movimenta, dá noção de movimento. Cenas que se passam em lugares e situações bem diferentes.
4) Forma verbal usual: presente do indicativo ou pretérito perfeito. (estudei, estudaste, estudou, quis, quiseste, vim, vieste, veio...)

5) Foco narrativo: forma como se conta a estória. Se a pessoa que conta a história também participa, é o chamado narrador-personagem, se não faz parte da estória tem-se um narrador observador. A narrativa onisciente é aquela em que o autor faz incursões psigológicas no personagem.

DISSERTATIVO:

Possui uma tese a ser provada ou demonstrada e argumentos de sustentação da tese. ("Quem rí por último rí melhor" é um exemplo de texto com características dissertativas mesmo não tendo elementos de sustentação da tese. Porque é uma afirmação, então existe uma tese, um ponto de vista.

Argumentativos
Pelo que percebi, os textos argumentativos entram nesta categoria. É uma dissertação, mas onde o autor tenta argumentar objetivamente em favor de umponto de vista. Me parece que os argumentos são a sustentação da tese.

EXPOSITIVO:

Expõe algo, dá informação. O texto expositivo remete para a ideia de explicar um assunto, tema, coisa e etc, que se pretende desenvolver O discurso expositivo tem o objetivo de informar, definir, explicar, clarear, discutir ou provar algo, utilizando à razão o entendimento.

É perciso escolher um tema a desenvolver, definir propósito ou objetivos, pesquisar informações sobre o tema, selecionar os dados de interesse, estruturar a informação de forma ordenada.

3 Categorias
Instrucional: que dá instruções (manuais, receitas e etc). 
Informativo (gráficos, tabelas, notícias, reportagens), 
Opinativos ou Expressivo: emite opinião ou expressão. Possui um traço muito próximo do dissertativo, mas não é tão bem estruturado em início meio e fim. Já pode começar o texto dando opinião.

INJUNTIVOS:

1) Procura influênciar, convencer, modificar comportamento, atitude e pensamento de alguém.
2) Textos que usam muito verbos imperativos: Venha, compre, conheça... Textos de propaganda, horóscopos, políticos e etc.