segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Virtual Box - Instalando Adicionais para Convidados - Vista Host - Ubuntu Guest

Veja como instalar as opções adicionais para convidados utilizando o Windows Vista como Host e o Ubuntu como Guest. Assim você habilita suporte para USB, integração de mouse, diferentes resoluções de teals, modo Seamless, full screen e etc.

Os Adicionais Para Convidados servem para aumentar as funcionalidades do sistema convidado (Guest). No meu caso, utilizo o Windows Vista como Host (Hospedeiro) e o Ubuntu 8 como guest.

Depois de instalar esses adicionais você poderá utilizar resoluções mais altas no convidado, modo Full Screen, Seamless (Windows e Linux na mesma tela), integração de mouse (não precisa apertar o ctrl para trocar de sistema.), compartilhamento de pastas e USB.

Veja bem, essa instalação ocorre sempre no sistema convidado e não no hospedeiro, no meu caso, o convidado é o Linux Ubuntu 8. Muitos não conseguem instalar porque acham que devem fazer isso no hospedeiro. Repito: A instalação ocorre no GUEST (Convidado).

Instalar isto no Ubuntu é bem simples. Não tem mistério algum. Inicie a sua máquina e antes que o seu linux esteja pronto para login, clique no menu "Dispositivos" -> "Instalar Adicionais para Convidados". Veja a imagem a baixo.


Faça isso antes que o sistema convidado esteja pronto para login.

Como resultado dessa operação, a maquina virtual irá montar um CD-ROM em seu Ubuntu, conforme a imagem mais abaixo.

 

Tudo que você precisa fazer é executar o arquivo VBoxLinuxAdditions.run como super usuário. Você pode abrir o Nautilus como root e clicar duas vezes no arquivo.  Ou executar o comando via console.

Para executar o comando via console, abra o terminal e digite a linha a seguir.

sudo /media/cdrom/VBoxLinuxAdditions.run