quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Compartilhamento de Pastas - Vista Host - Ubuntu Guest no Virtual Box

Aprenda a compartilhas pastas entre o seu windows como Host (Hospedeiro) e o Ubuntu 8 como Guest (Convidado).

Antes de mais nada, você precisa instalar os recursos Adicionais para Convidados em seu sistema operacional convidado, neste caso, o Ubuntu. Veja como neste link: Virtual Box - Instalando Adicionais para Convidados - Vista Host - Ubuntu Guest

    Com os adicionais instalados e a maquina virtual desligada, vamos ao que interessa: Selecione a maquina virtual para a qual deseja compartilhar as pastas. A esquerda na aba "Datalhes" clique em "Pastas Compartilhadas". Veja a imagem abaixo.


Uma nova janela se abrirá. Selecione todas as pastas que você deseja compartilhar. Como exemplo, vou utilizar o nome "pasta1". O nome que a pasta terá no compartilhamento pode ser diferente do nome do Windows. Veja a imagem para maiores detalhes:


No meu caso, eu adicionei toda apartição D com o nome "Conversao" e na imagem, estou preste a adicionar D:\SnapFiles com o nome de "pasta1" no compartilhamento.

Compartilhe quantas pastas você quiser e coloque marque a opção "Apenas para Leitura" se não quiser que o Ubuntu tenha permissão de edição. A parte do windows está pronta. Não é preciso nenhuma outra configuração, mas é necessário reiniciar a maquina virtual para o compartilhamento ficar disponível para o sistema operacional convidado. Agora, vamos ao linux.

Para montar a pasta compartilhada via shell, você vai precisar de um comando simples. Entretanto, este comando servirá apenas enquanto a maquina não for reniciada. Veja o comando.


sudo mount -t vboxsf pasta1 /home/seuUsuario/compartilhamento

Onde "pasta1" é o nome que você escolheu na VirtualBox e "/home/seuUsuario/compartilhamento" é o nome que a pasta terá no seu linux. A pasta "compartilhamento" deve existir dentro da pasta "/home/seuUsuario". Fique a vontade para escolher os nomes que julgar melhor. Este é apenas um exemplo.

Eu recomendo que você coloque o compartilhamento dentro do seu home/seuUsuario. Para colocar em outras pastas você terá que conceder permissão de escrita ao seu usuário através do comando chmod.

Você deve estar pensando: "Vai ser um saco ter que montar isso sempre que eu iniciar meu linux". Eu concordo, por isso, abaixo, segue a solução para montagem das pastas durante o boot.

Existe um arquivo chamado "/etc/fstab" e é neste arquivo que você irá configurar a montagem automatica. Digete o comando abaixo:


sudo gedit /etc/fstab

O arquivo de configuração será aberto. Na última linha do arquivo, coloque o seguinte comando.

pasta1    /home/seuUsuario/pasta1     vboxsf    defaults    0    0


Salve o arquivo e reinicie sua máquina virtual. Pronto. Seu compartilhamento será criado sempre que o boot for feito. Espero ter ajudado alguém com isso