sábado, 23 de janeiro de 2010

Mais uma Mancada do Mercado Livre - Mercado Pago Obrigatório

Você, que como eu, detesta o Mercado Livre, tem cada vez mais motivos para parar de vender lá e migrar para o Toda Oferta.

A instituição vinha tentando melhorar algumas coisas após destruir o sistema de qualificação antigo e criou um anúncio "gratuito", que não é tão gratuito assim, afinal se você conseguir vender, pagará uma comissão altíssima ao ML. Parecia que as coisas estavam melhorando um pouco, já que o número de fotos voltou a ser maior e eles não estavam mais cobrando por vídeos demonstrativos dos produtos. Aí eles colocaram o Mercado Pago obrigatório. O vendedor é obrigado a aceitar aquela porcaria.

O Mercado Pago cobrava taxas das duas partes na negociação. O comprador e o vendedor tinham que pagar um percentual para usar essa ferramenta. Eles dizem que agora mudou, que só o comprador pagará alguma coisa caso queira utilizar o serviço, mas é mentira.

O vendedor precisa pagar 3 reais para cada retirada que faz no Mercado Pago. Para quem vende muito, ótimo, o cara vende 100 produtos e saca o dinheiro todo de uma vez só. Paga 3 reais e está ótimo, mas para pessoas que vendem pouco, não dá para ficar pagando mais 3 reais. Afinal, você já paga comissão ao site e não é pouco. Ainda tem que pagar mais coisas?

Todos os outros sites que oferecem o serviço de intermediação de pagamentos não cobram quando o usuário quer fazer o saque para grandes bancos e as taxas ainda são bem inferiores ao que o Mercado Livre cobra.

Quando vendo no Mercado Livre, deixo bem claro que não aceito o Mercado Pago, porque aquilo é um roubo. Para piorar, o Mercado Livre não permite que você anuncie outra forma de pagamento. Eu costuma oferecer a possibilidade de pagamento Pelo PagSeguro ou pelo Pagamento Digital para os clientes que desejavam. Fui repreendido pelo ML e tive o anúncio cancelado. Então, passei a oferecer o serviço durante a troca de e-mails com o comprador. E agora? #comofas?

O Toda Oferta está ai e não cobra nada. Se não cobra nada, significa uma coisa: O vendedor pode fazer um preço mais em conta para você porque paga taxas menores