quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Erro 22 no Grub - Ubuntu Koala, Windows, HD IDE E SATA

Esse erro me deu trabalho e eu acabei resolvendo por acaso.

O que aconteceu foi o seguinte: Eu tinha 2 HDs IDE e 1 HD SATA na minha maquina. Rodava o Ubuntu Jaunty e o Vista numa boa, o Grub funcionava perfeitamente (O Grub tinha sido instalado antes de eu comprar meu SATA). Um belo dia eu adiquiri um SATA de 1.5 TB e resolvi instalar o Ubuntu (9.10) Karmic Koala no lugar do Jaunty.

Reinstalei o linux do zero, não migrei como tinha feito antes. E ele colocou o Grub 2. Ai apareceu o erro maldito erro 22. Eu mexi, mexi, mexi, mexi e foi pro erro 15 ou simplemente não achava o Grub. Instalei o Linux novamente e coloquei o GRUB no SATA1. Não funcionou. Desisti, recuperei o boot do Vista e fiquei sem o Ubuntu por alguns meses.

Em um belo dia (bela magrudada na verdade), um dos meus hds antigos deu pau e eles sempre dão pau de madrugada, quando eu estou precisando muito mexer. Foi então que eu resolvi o problema e consegui voltar a usar o Ubuntu.

Eu tirei os dois HDs IDE (sabia que era um dos dois) e carreguei o DVD de recuperação do Vista. A recuperação não achou a instalação do Vista, que estava no SATA1. Isso aconteceu porque a tabela de partição principal estava em um dos IDEs. O Vista não entrava porque a maquina não achava a partição dele, nem o Ubuntu.

Utilizei a recuperação do Vista e digitei o comando

Bootrec /fixmbr

E reiniciei.

Quando fiz isso, a recuperação do Vista apontou a tabela de partições do SATA1 como tabela principal e o GRUB apareceu e achou minhas partições. Dei um trato nos IDE's e os coloquei de volta. Pronto, funcionou. Estava com meu Koala Karmico e o Vista funcionando finalmente.

Resumindo a novela, se o GRUB não está achando as partições por um BUG que parece ter algo relacionado com HDs IDE e SATA juntos na mesma máquina, você instala o GRUB no seu SATA1, retira seu IDE (nessa ordem), use o comando para arrumar o MBR sem o IDE na máquina e coloque o HD IDE na máquina de volta. Pronto, quando você reiniciar o GRUB vai funcionar e você terá os dois sistemas.

Isso deve funcionar para o Windows XP e para o Windwos 7 também.

Deve existir uma maneira mais fácil de fazer isso, mas eu não conheço e não achei ninguém que tenha resolvido o problema.