segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Porque eu Gosto do Scrum?

"Um princípio chave do Scrum é o reconhecimento de que desafios fundamentalmente empíricos não podem ser resolvidos com sucesso utilizando uma abordagem tradicional de "controle". Assim, o Scrum adota uma abordagem empírica, aceitando que o problema não pode ser totalmente entendido ou definido, focando na maximização da habilidade da equipe de responder de forma ágil aos desafios emergentes."

Dificilmente saberemos como as coisas vão acontecer antes que elas aconteçam, a menos que estejamos fazendo um projeto que já fizemos antes, mas mesmo assim, pode acontecer algo de diferente. E se eu soubesse prever o futuro não estaria programando, mas teria jogado na mega sena.

A melhor coisa a fazer é manter sua equipe no mais alto nível possível. Profissionais capacitados terão maior possibilidade de resolver problemas de forma mais rápida.

Minha sugestão é: mantenha uma equipe de pessoas inteligentes e adaptáveis. Essas pessoas podem ter uma especialidade (naquilo que você precisa), mas devem ser generalistas. Mantenha uma equipe unida e deixe que ela se organize da forma que achar melhor.

E se a forma de organização da sua equipe refletir a preguiça e nada estiver sendo produzido? Bom, isso quer dizer que você precisa trocar a equipe.

É melhor ter um cara muito bom e pagar muito a ele, do que pagar pouco a dois idiotas.