sábado, 21 de novembro de 2009

Mantendo a Versão Mais Atual do Firefox no Ubuntu


Na verdade, esse post deveria se chamar: Mantendo as versões mais atuais dos softwares da Mozilla no Ubuntu.

Você já tentou atualizar seu firefox no Ubuntu? Já viu que instala o 3.5 mas o menu fica configurado para o Firefox 3.0? Pois é. Que saco.

Eu não sei porque isso acontece. Eu até consigo instalar o 3.5 e utilizá-lo através do Shiretoko. Eu não manjo muito de linux ainda. Porque nunca usei muito a plataforma, mas recentemente eu decidi colocar no meu micro do trabalho porque não preciso de nenhum software exclusivamente windows aqui. E também não instalo coisas piratas nesse micro.

Ai eu quis atualizar o Firefox para versão mais atual e descobri o UBUNTUZILLA. É um software que cuida disso para você. Com ele você pode manter o Thunderbird, o Firefox e o Seamonkey atualizados, inclusive no seu menu. Eu uso os dois primeiros.

Então, ai vai: Baixe o Ubuntuzilla aqui. Não esqueça de pegar a versão certa para a sua arquitetura. i368 é para quem NÃO colocou o Ubuntu 64.

Depois de baixar, como é um pacote .DEB, basta dar dois cliques e instalar o programinha. Até agora, nenhum milagre acontece, mas vai acontecer.

Então você abre o terminal e digita:

ubuntuzilla.py -a install -p firefox

O software vai te fazer perguntas, você responde SIM ou Y. Depois ele vai perguntar sua localidade de uma lista de 70 e tantas possíveis. Não esqueça de selecionar PT-BR, que na minha instalação é o número 55 se não me engano. Depois, seu password e responda sim.

A mágica vai acontecer e tudo será instalado e configurado.

Para atualizar os outros softwares da Mozilla, use:

ubuntuzilla.py -a install -p thunderbird
ubuntuzilla.py -a install -p seamonkey